- Reais Notícias
- 14/05/2024
- Deixar Comentário

Um aluno da rede municipal de ensino de Paraibano, passou por cirurgia ontem, no Hospital de Barra do Corda. O adolescente de 14 anos, morador do povoado juçara quebrou o braço após cair na semana passada, de um veículo tipo pau-de-arara, que é alugado para a prefeitura de Paraibano para fazer o transporte escolar até a unidade Escolar Padre Constantino Vieira no povoado Poço Verde.
Recomendação do MPMA
Vale ressaltar que em 11 de Outubro de 2022, O Ministério Público expediu uma Recomendação para tentar coibir o uso de transporte irregular de alunos em carros “pau-de-arara” em Paraibano. O documento foi assinado pelo promotor Carlos Alan da Costa Siqueira e enviado para prefeita, Vanessa Furtado e secretária de Educação, Joselane Pereira Freitas de Sousa.

Segundo informações, há uma investigação preliminar sobre a deficiência do transporte escolar da rede pública municipal de ensino de Paraibano e indícios apontam para o uso de veículo tipo pau de arara em alguns povoados.
Diante dos fatos, o promotor pediu que as gestoras se abstenham de transportar estudantes em carros inapropriados e que regularizem o serviço, com a substituição dos veículos inadequados, principalmente os do tipo pau de arara, por carros adequados ao transporte de alunos, conforme a legislação vigente.
A prefeita e secretária tem 50 dias para cumprir com a Recomendação. Em caso de descumprimento, Carlos Siqueira advertiu que o documento serve para a caracterização do dolo em eventual medida judicial a ser adotada pelo Ministério Público, inclusive pedido de afastamento cautelar das gestoras.
- Reais Notícias
- 13/05/2024
- Deixar Comentário
Lançamento da pré-candidatura de Dr. Raul do Gordinho em Passagem Franca
No sábado último, 11 de maio de 2024, em pleno contexto das festividades alusivas ao aniversário da cidade, o médico cardiologista Raul Kassinton Santos Silva (PT) teve seu nome lançado como pré-candidato a prefeito, pelo grupo político da situação. No ato, Dr. Raul recebeu a confirmação de apoio de uma bancada forte de seis vereadores do União Brasil (44): Augusto Júnior, Luís da Tavares, Lorenna Reis Porto, Marlene Carneiro, Bentinho e Gaguinho, que com ele comporá a chapa, como vice-prefeito.

Assim fincado em bases sólidas, o projeto político do jovem profissional da Saúde já nasceu robusto, com o apoio do seu pai, o ex-prefeito Gordinho, que tem popularidade imensurável, além do apoio do Prefeito Marlon Torres, do Vice-Prefeito Júnior do Gordinho e do ex-prefeito Reinaldo Sousa, também de lideranças comunitárias que ambientam um leque de outras pré-candidaturas a vereador. Pedro Lucas Fernandes, Presidente Estadual do União Brasil, deputado federal com atuação no município, fez questão de vir prestigiar o evento, e levantar a mão do amigo em sinal de apoio incondicional.
O grupo demonstra coesão de forças para o embate, usando como argumento coerente a experiência em gestões exitosas, já conhecidas, aliás, dos passagenses.
Com isso, e enquanto conhecedor da realidade local, o filho primogênito de Gordinho, elenca três prioridades inspiradas na filosofia de vida e trabalho do pai, as quais adotará para si: trabalho, seriedade e compromisso.

Aliados e simpatizantes soltaram o grito que estava preso na garganta, em sinal de concordância com a aliança fechada, nesta histórica passagem de ano de nossa cidade, 189 anos. Selou-se o melhor acordo político para o momento, Dr. Raul do Gordinho e Gaguinho, em busca da vitória nas urnas em 06 de outubro de 2024.
“PAI E FILHO, UM SÓ CORAÇÃO”

- Reais Notícias
- 12/05/2024
- 1 Comentário
No último sábado (11), a prefeitura de Buriti Bravo promoveu o Dia das Mães Premiado, um evento especial que celebrou e presenteou as mães da cidade. Com uma participação massiva da comunidade, quase 5 mil pessoas marcaram presença na praça José Costa Sobrinho para prestigiar e participar da premiação.

Desde o dia 1º de maio, as mães buriti-bravenses tiveram a oportunidade de se inscrever através do whatsapp para o sorteio dos mais de 100 prêmios oferecidos pela prefeitura. Mais de 3 mil mães se inscreveram, demonstrando o grande interesse e engajamento na iniciativa.

Dentre os prêmios sorteados estavam geladeiras, televisores Smart TV, smartphones, fogões, Pix de R$ 500 e R$ 1000, Airfryer, ventiladores, entre outros. Uma das ganhadoras, Maria Inês, contemplada com R$ 500, expressou sua gratidão pela premiação, ressaltando que o prêmio veio em momento oportuno e agradecendo à prefeitura pela realização do evento.

- Reais Notícias
- 07/05/2024
- Deixar Comentário

O prefeito Júnior do Posto está ativamente engajado no 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense, organizado pela FAMEM. Sua presença representa São Domingos do Azeitão, demonstrando o compromisso do município com questões de interesse municipal e o fortalecimento da gestão local. O congresso oferece uma oportunidade valiosa para troca de experiências, debates e aprendizado sobre políticas e práticas que impactam diretamente as comunidades maranhenses.
O primeiro dia do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense promovido pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) foi relizado nesta terça-feira (7), e contou com a participação destacada do governador do Maranhão, Carlos Brandão, o presidente da Famem , Ivo Rezende, e diversas autoridades.
Mais de 2.200 inscritos, representando uma ampla gama de setores e interesses municipais, participaram do primeiro dia do congresso, que se estenderá até amanhã (8). Entre os participantes, foram ministros de estado, senadores, deputados estaduais, prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos e vereadores e ex-vereadores de todo o estado, bem como figuras políticas, jurídicas e de outros segmentos, reconhecidas pelo seu engajamento no desenvolvimento municipal.
A abertura oficial do congresso foi marcada pela autorização de pagamento de 50 convênios que irão ampliar a infraestrutura em 37 cidades. Além de discursos que apontaram a importância da colaboração entre os municípios, governo estadual e federal, para garantir a melhoria da qualidade de vida da população maranhense.
Questões como turismo, comunicação, esportes, infraestrutura, saúde, educação e desenvolvimento econômico foram temas centrais das falas, refletindo o compromisso conjunto de encontrar soluções para as demandas locais.
- Reais Notícias
- 07/05/2024
- Deixar Comentário

Texto e Fotos: Agência Assembleia
O suplente de deputado estadual Alexandre Henrique Rios Leite, mais conhecido como Soldado Leite (PSC), assumiu o mandato na Assembleia Legislativa do Maranhão, na sessão desta terça-feira (7), em substituição ao deputado Fernando Braide (PSD), que saiu de licença. O deputado Ricardo Arruda (MDB), na condição de presidente da sessão, deu posse ao suplente e desejou-lhe boas-vindas.
Após ser empossado, o Soldado Leite ocupou a tribuna e anunciou que irá lutar por melhorias salariais e de condições de trabalho para os policiais militares do Estado.
“Eu sou o Soldado Leite, agora deputado estadual do Maranhão. Estou muito honrado de poder ocupar esse espaço e quero agradecer primeiramente a Deus e dizer que, a partir de agora, aqui nesta Casa, estarei diuturnamente lutando para melhorar a realidade dos militares e da segurança pública do estado do Maranhão”, enfatizou.
Agradecimentos
Ainda em seu pronunciamento, o Soldado Leite fez um agradecimento especial aos dirigentes do Partido Social Cristão (PSC), entre eles o deputado Aluízio Santos e o primeiro suplente, Júnior Vieira.
“Quero agradecer ao deputado Fernando Braide por ter nos possibilitado chegar até aqui. Estendo meus agradecimentos também ao prefeito Eduardo Braide, que contribuiu para que esse momento pudesse ocorrer agora. Agradeço à minha família por seguir junto comigo, independentemente de qualquer situação, pois são eles que me dão força a continuar em busca de um mundo melhor. Sou grato também aos meus amigos e amigas policiais militares, pais e mães de família que deixaram o conforto de seu lar para nos apoiar nesse momento”, disse o deputado.
Ele reafirmou que tem o compromisso de continuar reivindicando melhorias para os profissionais da segurança pública do Estado:
“Faça chuva ou faça sol, estou à disposição. Nós militares sabemos da hora de entrar de serviço, mas não sabemos se daquele serviço nós retornaremos para casa vivos. Por essa razão, agradeço principalmente a meus amigos e amigas eleitores que depositaram seu voto de confiança no projeto do Soldado Leite, nos dando a oportunidade de estar agora nesta tribuna, tornando este dia 7 de maio de 2024 um dos dias mais marcantes da minha vida”, ressaltou.
- Reais Notícias
- 07/05/2024
- Deixar Comentário

No último dia 4 de maio, a casa da Prefeita Luciana Leocádio foi palco de um evento marcante para a cidade de Buriti Bravo. Mais de 800 homens se reuniram no encontro ‘Ella com Eles’, promovendo diálogo e união com a comunidade.
O evento foi uma oportunidade única para estreitar os laços entre a população e a gestão municipal. A Prefeita Luciana emocionou a todos com seu discurso, ressaltando a importância da união e do amor pela cidade.

“Nós fomos, nós somos e sempre seremos fortes! Cada um de vocês é bem-vindo em minha casa, porque chegou o momento de levantarmos uma bandeira e todos falarmos a mesma ‘língua’, que é a da união e do amor para Buriti Bravo continuar no caminho certo”, destacou Luciana Leocádio.
O encontro ‘Ella com Eles’ foi mais do que uma reunião, foi um marco de união e compromisso com o futuro de nossa cidade.


Publicidade

Publicidade


