Os entorpecentes foram localizados no interior de um caminhão que saiu do Amazonas; o condutor iria receber 30 mil reais pelo transporte da carga. Três pessoas foram presas por tráfico e associação para o tráfico.
Na tarde desta terça-feira (18), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 924 kg de drogas, identificadas preliminarmente como _skunk_, em ação integrada com a Receita Federal do Brasil (RFB) e a Polícia Civil do Maranhão (PCMA). O ilícito foi encontrado no interior de um caminhão, na BR-222, no município de Bom Jesus das Selvas.
A ação foi possível após troca de informações entre a PRF e a RFB e apoio da PCMA. O trabalho integrado permitiu uma atuação mais eficiente das equipes policiais.
Na altura do km 583 da rodovia federal, equipes da PRF abordaram um veículo de carga que estava estacionado. O condutor, de 51 anos, alegou que havia parado devido a problemas mecânicos, e que aguardava o proprietário do veículo levar os equipamentos necessários para a manutenção. Quando questionado sobre a carga transportada, ele não soube informar o nome da cidade em que teria realizado o carregamento, e não portava documento fiscal.
Diante disso, os policiais decidiram inspecionar a carga, e ao realizarem a busca no veículo, localizaram em seu interior vários fardos contendo substância com odor e características semelhantes ao entorpecente Cannabis, em sua variação conhecida popularmente como Skank.
O condutor informou que foi contratado para retirar a carga em Manaus (AM) e que receberia 30 mil reais pelo transporte.
Logo em seguida, na altura do km 603 da mesma rodovia, outra equipe da PRF identificou um veículo realizando manobras perigosas, como ultrapassagens proibidas (em trechos sinalizados com faixa contínua, e até mesmo pelo acostamento), o que chamou a atenção dos policiais.
Ao abordar o veículo, os dois ocupantes informaram que estavam indo acompanhar o reparo de um caminhão. Após verificação por parte dos policiais, foi constatado que se tratava do mesmo veículo que transportava a droga. *Os dois homens, de 33 e 29 anos, possuem passagens pela polícia – por homicídio, tráfico de drogas e roubo*. Eles foram identificados e encaminhados, juntamente com o condutor do caminhão, para a Polícia Civil.
Os três homens foram presos em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico. O entorpecente e os veículos foram apresentados ao delegado de polícia de Buriticupu, que dará continuidade às investigações.
O ministro Luiz Fux votou, nesta terça-feira, 18, pela constitucionalidade da reeleição da deputada estadual Iracema Vale (PSB) para a presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão, referente ao biênio em curso.
O voto depositado no plenário virtual da Corte seguiu parecer da ministra Cármen Lúcia, relatora de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) impetrada pelo partido Solidariedade que visa alterar o resultado do pleito interno realizado no dia 13 de novembro do ano passado.
O magistrado, em junho, havia pedido destaque do processo, o que faria com que o julgamento fosse levado para o plenário físico.
No entanto, Fux cancelou o pedido no dia 30 de outubro e o julgamento da Ação foi retomado na sexta-feira, 14.
Neste dia, vale destacar, Cármen Lúcia indeferiu pedido do PC do B, na condição de amicus curiae, que objetivava atrasar a apreciação da ADI utilizando como justificativa uma briga paroquial entre dois parlamentares ocorrida recentemente.
Com o posicionamento de Fux, Iracema, neste momento, já conta com nove votos pela constitucionalidade da sua reeleição – André Mendonça, Nunes Marques, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin; além da ministra relatora – contra nenhum dado ao deputado estadual Othelino Neto (PSB), derrotado por ela.
Ainda é aguardado o voto do ministro Edson Fachin, atual presidente do Supremo.
Paraibano: A Prefeita Vanessa Furtado, comprometida com a valorização dos servidores públicos municipais, assinou e encaminhou à Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 012/2025, que visa à recomposição salarial e ao reajuste anual do vencimento base dos servidores públicos efetivos de nível médio. A proposta, protocolada na terça-feira (18), foi enviada com pedido de urgência, refletindo o esforço da gestão em oferecer melhores condições de trabalho e reconhecimento para os profissionais que atuam no município.
A prefeita Vanessa Furtado tem demonstrado, com mais essa iniciativa, sua constante preocupação em valorizar e apoiar os servidores públicos, garantindo que eles sejam devidamente reconhecidos por sua dedicação e serviço prestado à população. A proposta segue para apreciação da Câmara Municipal, onde se espera que seja aprovada, beneficiando tanto os servidores quanto a qualidade dos serviços públicos em Paraibano.
Pesquisa estimulada aponta Eduardo Braide com 33,9%; Lahesio Bonfim aparece com 13,50% e, Felipe Camarão, com 9,67%.
Pesquisa do Instituto Nacional de Opinião Pública (Inop), contratada pelo Jornal Pequeno, confirma o cenário de crescente aprovação do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB), como preferência dos eleitores para a sucessão ao Governo do Estado do Maranhão: 35,1% dos entrevistados querem Orleans como governador a partir de 2027, na pesquisa estimulada. Eduardo Braíde (PSD), prefeito de São Luís, surge logo em seguida, em empate técnico, com 33,9% das intenções de votos. Em terceiro, Lahésio Bonfim (Novo), com 13,5%. Felipe Camarão (PT) está em quarto, com 2,3%.
Screenshot
Sobre a expectativa de vitória, quando o eleitor é questionado sobre quem acredita que vencerá as eleições, independente do seu próprio voto, 38,36% dos entrevistados disseram que o próximo governador será Orleans Brandão. Outros 29,67% acreditam ser Eduardo Braide. Já Lahesio Bonfim é visto como o próximo governador por 9,59% dos eleitores e, Felipe Camarão, 8,38%.
Screenshot
A pesquisa ouviu 2555 pessoas, em 54 municípios, entre os dias 10 e 14 de novembro. A margem de erro é de 2,2%pontos percentuais para mais ou para menos.
Prefeito Daniel Castro ao lado do Governador Carlos Brandão
O prefeito de Nova Iorque, Daniel Castro, foi recebido nesta segunda-feira (17) pelo governador Carlos Brandão, em uma reunião marcada por diálogo positivo e receptividade. Durante o encontro, o gestor municipal apresentou as principais demandas da cidade, reforçando a necessidade de investimentos em segurança pública, infraestrutura e ações que promovam o bem-estar da população.
Brandão demonstrou total abertura às solicitações, destacando o compromisso do Governo do Maranhão em apoiar Nova Iorque com obras estruturantes e políticas públicas que fortaleçam o desenvolvimento local. A reunião reforça a parceria entre Estado e município em busca de melhorias concretas para os nova-iorquinos.
Na tarde desta sexta-feira (14), a Prefeitura de Buriti Bravo realizou mais um importante ato em prol da dignidade social. A prefeita Luciana Leocádio, ao lado do Secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Paulo Casé, entregou 290 cartões do Programa Maranhão Livre da Fome para famílias do município. A cerimônia aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação e reuniu beneficiários, equipes da assistência social e lideranças locais.
O Maranhão Livre da Fome é uma iniciativa do Governo do Estado que fortalece a política de segurança alimentar e tem como objetivo erradicar a fome e reduzir os índices de extrema pobreza. O programa garante um complemento financeiro de R$ 200 para famílias que já recebem o Bolsa Família, mas que ainda vivem com renda mensal inferior a R$ 218 por pessoa, permanecendo abaixo da linha da extrema pobreza.
Durante a entrega, a prefeita Luciana destacou a importância da ação:
“Esse programa chega em boa hora para centenas de famílias que realmente precisam. Estamos unidos com o Governo do Estado para garantir dignidade, segurança alimentar e oportunidade para todos os buriti-bravenses.”
O secretário Paulo Casé reforçou que Buriti Bravo tem sido referência pela boa articulação e pelo comprometimento da gestão municipal com políticas públicas que verdadeiramente alcançam quem mais precisa.