Valorização: Prefeita Vanessa Furtado Sanciona Lei de Recomposição Salarial para Servidores de Nível Médio em Paraibano

Prefeita Vanessa Furtado

Valorização- A Prefeita Vanessa Queiroz Furtado Ferro sancionou a Lei nº 296/2025, de 27 de novembro de 2025, que garante a recomposição salarial dos servidores públicos efetivos de nível médio do Município de Paraibano. Aprovada pela Câmara Municipal e de autoria do Executivo, a medida representa um avanço significativo para os profissionais da área, que aguardavam por esse reajuste há anos.

A partir de janeiro de 2026, os servidores de nível médio terão um aumento de 15% em seus vencimentos, com reajustes anuais subsequentes baseados no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), assegurando uma atualização constante e justa para os profissionais efetivos de nível médio.

Além disso, a prefeita Vanessa Furtado tem demonstrado, ao longo de seu mandato, um compromisso sólido com a valorização do servidor público. Durante toda a sua gestão, ela tem se empenhado para que os salários sejam pagos sempre em dia, além de garantir adiantamentos praticamente todos os meses, proporcionando mais segurança financeira e estabilidade para os servidores de Paraibano.

Com esta ação, a prefeita reafirma seu compromisso com o bem-estar de quem trabalha todos os dias pelo município, promovendo uma administração transparente, eficiente e justa.

Prefeita Luciana Leocádio

Nesta quinta-feira, 27 de novembro, a Câmara Municipal de Buriti Bravo aprovou por unanimidade as contas da gestão da prefeita Luciana Leocádio referentes aos exercícios de 2021 e 2022. A aprovação reflete a responsabilidade fiscal, a organização administrativa e o compromisso da atual gestão com a transparência e o uso correto dos recursos públicos.

Durante seu pronunciamento na Casa Legislativa, a prefeita fez um balanço do trabalho realizado nos dois primeiros anos do mandato, destacando avanços importantes em diversas áreas e reforçando que a condução da gestão sempre foi pautada pela seriedade, planejamento e zelo com o dinheiro público.

Luciana também aproveitou o momento para responder às acusações feitas pelo ex-prefeito Cid Costa, que vem divulgando ataques contra sua administração. Em um discurso firme, a gestora rebateu:
“Às vezes, essas pessoas têm a visão limitada pela capacidade COGNITIVA de aceitar a realidade. E é exatamente por isso que vemos, até hoje, narrativas inventadas por quem não consegue lidar com o peso de ter sido DERROTADO — e de ter sido, sim, um MAU GESTOR. Prova disso são suas contas com irregularidades e RESSALVAS. Porque a matemática pode até ser interpretada, mas não pode ser ENGANADA.”

A prefeita classificou as acusações como delírios políticos de quem não aceita o resultado das urnas e reforçou que sua gestão segue focada no trabalho, entregando obras, serviços e melhorias para toda a população Buriti-bravense.

Com a aprovação das contas, Luciana Leocádio reforça sua posição como uma das gestoras mais bem avaliadas da região, consolidando o compromisso de governar com responsabilidade, seriedade e resultados concretos para Buriti Bravo.

 

Deputada ressaltou que decisão do STF representa o respeito à legalidade e constitucionalidade

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), deputada Iracema Vale (PSB), repercutiu, na manhã desta quarta-feira (26), na sessão plenária, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que confirmou o resultado da eleição para Presidência da Casa e garantiu a permanência dela no comando do Legislativo.

Com o voto do ministro Edson Fachin, o STF encerrou, na segunda-feira (24), a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) de autoria do partido Solidariedade questionando o resultado da eleição para a Presidência da Alema, realizada em novembro do ano passado. Dessa maneira, dez ministros se manifestaram a favor de Iracema e pela legalidade e constitucionalidade do processo.

“Uma decisão por 10 a 0 não deixa dúvidas, mas um recado: quem venceu não fui eu, mas a Assembleia Legislativa do Maranhão. Venceu o respeito às regras, a democracia interna, a Casa do Povo. E quando a democracia vence por 10 a 0, quem ganha é o Maranhão”, frisou.

Respeito às normas

A parlamentar frisou que o resultado também representa o respeito às normas democráticas que regem o país. “O Supremo Tribunal Federal reconheceu o que aqui dentro já sabemos: que a democracia não é frágil, que as instituições funcionam, e que a verdade, por mais que demore, sempre vence. O que o Supremo confirmou não foi uma preferência, mas o respeito à legalidade, à tradição desta Casa e à estabilidade que o Maranhão precisa”, disse.

Primeira mulher a presidir o parlamento estadual em 190 anos de história, Iracema Vale fez um resgate de sua trajetória, falando sobre as dificuldades e desafios superados até ocupar o cargo que ocupa atualmente, fruto da confiança dos maranhenses e dos deputados que a elegeram como presidente da Casa.

“Eu cheguei aqui como mulher simples, criada na fé, formada pela escuta das dores do povo. E foi essa formação que me guiou nesse período: ouvir antes de reagir, construir antes de confrontar e trabalhar antes de aparecer. Não escolhi o caminho da reação, mas da responsabilidade. Porque a minha missão, desde o primeiro dia, nunca foi disputar espaço, mas honrar a confiança do Maranhão. Ser a primeira mulher a presidir esta Casa em quase dois séculos de história é um desafio. Ser a primeira mulher cuja eleição chega ao Supremo é um desafio ainda maior. Mas eu nunca vi isso como um peso. Vi como missão, como caminho aberto para que outras mulheres caminhem também”. destacou.

Apartes

Líder do governo na casa, o deputado Neto Evangelista (União Brasil) destacou que a vitória da presidente Iracema Vale tem um significado especial, pois representa um marco contra a violência que as mulheres estão sujeitas.

“A violência contra as mulheres não é apenas física. Na Lei Maria da Penha, há vários tipos de violência contra as mulheres. Há uma que não está lá, mas convivemos, que é a violência política. Ela é real, existe e mulheres como Vossa Excelência mostram ao Brasil que lugar de mulher é onde ela quiser. A senhora tem conduzido essa Casa com maestria, serenidade, com olhar e afago de uma ‘mãezona’. Hoje, o Parlamento está feliz porque entrega de vez, sem mais dúvidas e incertezas, o cargo de presidente à Vossa Excelência”, destacou o parlamentar.

Representando o segmento evangélico, a deputada Mical Damasceno (PSD) destacou que a vitória de Iracema Vale foi fruto das bênçãos que o Espírito Santo vem derramando sobre a vida dela em todos os sentidos. “Estou muito feliz. Confesso que senti o Espírito Santo. O lugar da mulher é onde Deus quiser e foi Deus que lhe deu essa força e aprovação no STF. Eu creio que Deus direcionou todos os ministros para que esse momento acontecesse. Isso é Justiça”, disse.

Ricardo Arruda (MDB), por sua vez, destacou a importância do respeito à soberania da Casa e às regras internas, o que foi confirmado pela decisão do STF. “Essa vitória não é sua apenas, mas do Parlamento. Algo que nós temos que ter sempre em vista é a importância de mantermos as nossas prerrogativas e decisões. Entendemos que a nossa Casa tem que ser soberana naquilo que é entendimento interno”, afirmou.

Ana do Gás (PCdoB) enalteceu as qualidades da presidente Iracema. “Mas também é mérito dessa pessoa forte. Temos que fazer jus à sua capacidade de liderar, de ser leal e reconhecer a sua liderança aqui”, pontuou.

O deputado Florêncio Neto (PSB) destacou a parceria construída em bases sólidas com a presidente Iracema Vale.

“Deus me deu uma mão para segurar nos meus primeiros passos nesta Assembleia e que, ao mesmo tempo, é de cuidado, mas que também é, quando precisa, de mostrar o caminho correto. Algo que me identificou com a senhora é a dificuldade em dissimular sentimento, emoção, em fingir amizade ou estreitamento. Estes 10 a 0 é um resultado muito impactante, que mostra o tamanho do direito que Vossa Excelência tem de ocupar este lugar. Este não é o epílogo desta trajetória. Vossa Excelência não para aqui, porque tem um futuro grande. Nós somos chamados pelo povo, e tem uma massa de gente que confia, e a Iracema Vale é confiança”, disse o deputado Florêncio Neto (PSB).

Catulé Júnior (PP), Júnior Cascaria (Podemos), Eric Costa (PSD), Dra. Helena Duailibe (PP), Dr. Yglésio (PRTB), Arnaldo Melo (PP), Dra. Vivianne (PDT), Florêncio Neto (PSB), David Brandão 9PSB), Kekê Teixeira (MDB), Fred Maia (PDT), Wellington do Curso (Novo), Júnior França (PP) e Aluízio Santos (PL) também parabenizaram a presidente Iracema Vale pela vitória no STF.

Em publicação recente nas redes sociais, Jonas da Tabaroa fez um esclarecimento dirigido à população sobre a frequência de pedidos de ajuda que recebe e os limites de sua atuação. De forma serena, ele afirmou que muitas pessoas o procuram diariamente, reconhecendo sua disposição em colaborar com a comunidade — algo que, segundo ele, faz por gosto pessoal e compromisso social.

Jonas destacou, porém, que não possui mandato eletivo. Em sua mensagem, reforçou que não foi eleito para nenhum cargo público e, por isso, não dispõe de estrutura, equipe ou responsabilidade oficial para responder a todas as demandas que chegam até ele. “É importante deixar claro: eu não tenho mandato. Eu não fui eleito, não tenho estrutura nem responsabilidade oficial para resolver todas as demandas”, escreveu.

Apesar disso, Jonas afirmou que continua ajudando dentro de suas possibilidades, como sempre fez. Ele disse compreender as necessidades apresentadas pela população, mas pediu entendimento quando não conseguir atender a todos os pedidos. “Eu realmente já faço muito dentro das minhas possibilidades”, declarou.

A mensagem repercutiu entre moradores que acompanham seu trabalho voluntário.

Prefeito Júnior do Posto- São Domingos do Azeitão

São Domingos do Azeitão vive uma das maiores viradas de sua história. O município, que por décadas enfrentou abandono e pouca presença do poder público, tornou-se um dos principais polos produtivos do Maranhão. A gestão do prefeito Júnior do Posto, que já está em seu segundo mandato, impulsionou um novo ciclo de desenvolvimento, criando condições para atrair investimentos, ampliar a infraestrutura rural e dar suporte direto ao produtor. Hoje, a cidade integra a elite dos municípios com maior PIB no estado, fortalecida pela sua posição estratégica no corredor de exportação norte.

O avanço econômico se explica, sobretudo, pela força do agronegócio. São Domingos do Azeitão abriga grandes plantios de arroz, milho e soja, consolidando-se como uma das frentes mais dinâmicas da fronteira agrícola maranhense. O cenário de confiança, aliado à expansão produtiva, já atraiu até cooperativa de crédito para o município — iniciativa que só foi possível graças ao incentivo e à parceria articulada por Júnior do Posto, que viabilizou até a inserção da folha de pagamento municipal na instituição financeira, fortalecendo ainda mais o comércio local.

Este crescimento não se resume a números: reflete a transformação de uma cidade que se tornou referência em organização, trabalho e acolhimento. Com uma população hospitaleira e um governo que aposta na modernização e na abertura ao desenvolvimento, São Domingos do Azeitão deixa no passado a condição de cidade esquecida e se projeta como um dos municípios mais prósperos do Maranhão. Uma mudança que revela a força de uma gestão comprometida e de um povo que decidiu avançar.

A alta aprovação do prefeito Júnior do Posto reflete a percepção popular de que sua gestão mudou a história do município. Ele é visto como o administrador que transformou o Azeitão ao promover obras, investimentos e ações em todas as frentes. Para muitos moradores, São Domingos do Azeitão tem duas fases bem definidas: uma antes de Júnior do Posto e outra agora, marcada pelo progresso, desenvolvimento e por um novo horizonte de oportunidades.

Nesta terça-feira, 18 de novembro, a prefeita Luciana Leocádio deu mais um passo na transformação habitacional da zona rural de Buriti Bravo. Em cerimônia realizada pela manhã, foram assinados 37 novos contratos de construção de casas pelo Programa Minha Casa Minha Vida Rural, beneficiando famílias dos povoados Cágados, Fazenda Nova, Santa Fé, Ponta D’Água, Chapada, Santana, Alegre, Taboca Assada e Bom Jesus.
Com os contratos formalizados junto à Caixa Econômica Federal, a prefeita anunciou que a ordem de serviço já foi autorizada e as obras das novas unidades habitacionais devem iniciar nos próximos dias.


A prefeita Luciana destacou a emoção de participar desse momento tão marcante para tantas famílias: “Não existe alegria maior do que ver um sonho tão esperado finalmente sair do papel. Para muitas dessas famílias, a casa própria representa dignidade, segurança e um recomeço. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa conquista e de ver de perto a vida das pessoas mudando para melhor”, afirmou.


Luciana também lembrou que as casas da primeira etapa do projeto já estão em fase final de construção e deverão ser entregues oficialmente em breve, consolidando um dos maiores investimentos habitacionais já realizados na zona rural do município.

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Arquivos do Reais
Publicidade