- Reais Notícias
- 18/11/2023
- Deixar Comentário

Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) realizaram uma paralisação de advertência, na quinta (16) e sexta-feira (17), em São Luís.
A ação é contra o congelamento dos salários, que já dura 10 anos, segundo a categoria. Além disso, os servidores cobram melhorias nas condições de trabalho, reajuste salarial, auxílio-alimentação e extensão e equiparação da gratificação por atividade de trânsito.
“Nós estamos reivindicando, primeiramente, condições de trabalho dignas, porque atualmente no Detran nós estamos até sem água para beber durante o expediente. Estamos com vários aparelhos de ar-condicionado com problemas, nesse calor caótico, banheiros interditados e toda uma falta de infraestrutura. Também reivindicamos as taxas abusivas, que foram reajustadas e repassadas para a inciativa privada. E a nossa pauta de reivindicação que é apenas duas: o reajuste do auxílio-alimentação e a extensão e equiparação da gratificação por atividade de trânsito”, explicou Francion Ferreira, que é presidente do Sindicato dos Servidores do DETRAN/MA (Sinsdetran).
A paralisação da categoria afetou os serviços oferecidos pelo órgão em diversas unidades, incluindo o Detran-Sede, Ciretrans, Postos Avançados e atendimento nos Vivas.
O anúncio da paralisação foi feito no início do mês de novembro, quando os servidores, em assembleia, decretaram estado de greve. Segundo os trabalhadores, o processo de recomposição salarial já tramita há mais de um ano, e os servidores alegam o congelamento de salários há quase uma década.
“Em 2013, o salário era de R$ 1.400, na época, equivalia a mais de dois salários-mínimos. Hoje, 2023, ou seja, dez anos após, o salário continua R$ 1.400. Em contrapartida, o governador oferece um reajuste de apenas R$ 35, para 2024. Isso é um absurdo, é um desrespeito, é um atentado à dignidade do servidor público”, lamenta Francion Ferreira.
Nesta quinta, nenhum dos servidores do Detran-MA trabalhou. Na sede órgão na Vila Palmeira, em São Luís, apenas os serviços da Secretaria de Fazenda e de fotografia funcionaram.
A suspensão das atividades atingiu também os postos avançados, ciretrans e vivas na capital e no interior do estado. Quem veio em busca de atendimento, voltou para casa sem solução.
O Detran-MA afirmou, por meio de nota, que os servidores do departamento estão contemplados no reajuste linear de 11% para servidores efetivos do estado, dentro do que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Sobre a paralisação, o Detran disse que, por decisão do Tribunal de Justiça, o movimento grevista foi considerado ilegal, por causar prejuízo à população, parando um serviço essencial.
O Detran afirmou, ainda, que estão funcionando os serviços de entrega de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), emissão de taxas e coleta de dados biométricos. Além disso, o posto da Sefaz está funcionando normalmente na sede do órgão, na Vila Palmeira.
via G1
- Reais Notícias
- 17/11/2023
- Deixar Comentário

No último dia 16, por volta das 8h30 da manhã, a cidade de Barão de Grajaú foi palco de um assalto que chocou a comunidade local. Um ladrão armado conseguiu subtrair aproximadamente R$ 30 mil em um episódio que evidencia a vulnerabilidade mesmo em momentos aparentemente cotidianos.
Segundo informações da TV Tropical, o incidente ocorreu durante o pagamento dos trabalhadores de uma empresa terceirizada responsável pela limpeza pública da prefeitura de Barão de Grajaú. O dinheiro, distribuído de mão em mão a funcionários, tornou-se alvo de um assaltante que, ao se infiltrar na fila, aproveitou o momento de conferência para anunciar o crime. Contando com o apoio de um comparsa em uma moto para a fuga, o ladrão evadiu-se do local, deixando a população atônita diante do audacioso roubo.
O delegado da Polícia Civil, em entrevista à TV Tropical, confirmou que a Polícia Militar foi acionada, testemunhas foram ouvidas, e o caso foi encaminhado para investigação mais aprofundada. A Polícia Civil agora assume a responsabilidade de identificar e capturar os envolvidos nesse assalto, buscando levar justiça a uma comunidade impactada pela insegurança repentina.
- Reais Notícias
- 17/11/2023
- Deixar Comentário

MPMA investiga supostas irregularidades em licitações da prefeitura de São João dos Patos com a empresa JW Sousa Construções
A administração do prefeito Dr. Alexandre Magno está sendo investigada pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA) por possíveis irregularidades em licitações da Prefeitura de São João dos Patos.
O inquérito civil foi motivado por uma denúncia e mira contratos celebrados entre o município e a J W Construções. Segundo a denúncia, a empresa, com sede na cidade de Pastos Bons, é administrada por José Wilton Sousa Lima, foi contratada pelo poder público em diversos certames licitatório.

O site verificou junto ao portal do Tribunal de Contas do Maranhão (TCE-MA) que em 2021 constam quatro acordos celebrados, totalizando R$ 1.8 milhão. Em 2022, a empresa recebeu mais R$ 1.057.392,50 milhão em contratos com o município. E em 2023, até o momento, a empresa faturou R$ 70.920,49 mil dos cofres públicos de São João dos Patos.
O MPMA determinou que a prefeitura e a Secretaria de Administração de São João dos Patos justifique a reiterada contratação da empresa, assim como, apresentem as documentações das licitações que a elegeram vencedora.
O procedimento foi publicado no Diário Eletrônico do Ministério Público do Maranhão, hoje, (17/11) e qualquer dúvida entrem em contato com o Promotor, para reclamar.
- Reais Notícias
- 17/11/2023
- Deixar Comentário

Adenilson Lopes, ex-vice prefeito de Poção de Pedras, consolidou sua posição ao assumir o cargo de Superintendente de Articulação Política da Regional de Pedreiras. Essa significativa nomeação, orquestrada pelo deputado Júnior Cascaria, não apenas destaca a competência de Lopes, mas também ressalta a influência estratégica do político na região. A oficialização do cargo pelo secretário de articulação política do Maranhão, Rubens Pereira, adiciona um respaldo institucional crucial a essa movimentação, evidenciando a importância dessa nomeação no contexto político estadual.
Essa designação não é apenas uma mudança de cargo para Adenilson Lopes, mas também representa um passo estratégico no xadrez político liderado por Júnior Cascaria. Ao fortalecer a presença de seus aliados, em especial na figura do ex-vice-prefeito, Cascaria reforça sua base política enquanto se posiciona como pré-candidato a prefeito de Pedreiras.
Adenilson Lopes é primo do vereador Sargento Lopes, da cidade de Paraibano.
- Reais Notícias
- 17/11/2023
- Deixar Comentário

Neste sábado, dia 18, o Prefeito Enoque Mota convida a comunidade para um momento especial. Às 8:00 da manhã, todos estão convidados a se reunir no povoado Angical para a assinatura da ordem de serviço e autorização do início das obras de pavimentação asfáltica.
A gestão, em mais uma demonstração de comprometimento com o desenvolvimento local, celebrará junto à população essa conquista significativa para o povoado. A presença de todos é fundamental para compartilharmos esse marco na administração.
🚧👷♂️ #DesenvolvimentoLocal #AsfaltamentoAngical #AdministraçãoComprometida
- Reais Notícias
- 16/11/2023
- Deixar Comentário

Gestão tem investido na melhoria da infraestrutura da educação.
No mês de Outubro de 2013, a Prefeitura de Buriti Bravo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), entregou a 29ª escola totalmente reformada e ampliada desde o início de 2021.
A última foi no Povoado Juçara, que foi entregue a reforma e ampliação da Escola Municipal Ministro Mário Andreazza.
A escola, que completou 54 anos de fundação, recebeu melhoria completa na sua estrutura, visando proporcionar um ambiente mais acolhedor para alunos, funcionários e comunidade em geral.

“O nosso trabalho vem sendo realizado com muita transparência desde o primeiro dia que assumimos a Prefeitura de Buriti Bravo. Estamos sim, entregando hoje com muito carinho, com muita responsabilidade a 29ª escola totalmente reformada”, disse Luciana Leocádio, Prefeita de Buriti Bravo, naquela ocasião.
Ações como esta evidenciam o compromisso da Prefeita Luciana Leocádio em investir e melhorar a infraestrutura da educação do nosso município, proporcionando locais adequados para o desenvolvimento dos alunos.
Além da Prefeita Luciana e do vice-prefeito Welson Amorim, estiveram presentes a Secretária de Educação, Marineide Brito, vereadores e demais secretários da administração municipal.

Publicidade

Publicidade


