TUTÓIA e PAULINO NEVES – Justiça determina realização de concursos públicos

Após solicitações do Ministério Público do Maranhão (MPMA), a Justiça determinou a realização de concursos públicos pelas administrações municipais de Tutóia e Paulino Neves. As duas cidades compõem a comarca de Tutóia.

As decisões, do juiz Gabriel Caldas, proferidas, respectivamente, nos dias 16 e 22 de novembro, atendem às Ações Civis Públicas ajuizadas pelo titular da Promotoria de Justiça de Tutóia, Fernando José Alves Silva, em 17 de novembro de 2021 (Paulino Neves) e 25 de de abril de 2023 (Tutóia).

TUTÓIA

Na sentença relativa ao Município de Tutóia, a Justiça estabelece que a Prefeitura abstenha-se de realizar e renovar contratações temporárias, feitas sem realização de concurso público. O edital do certame deve ser publicado no prazo máximo de dois meses, antes do início do trimestre anterior às eleições de 2024, possibilitando nomeação dos aprovados no mesmo ano.

Foi fixada multa diária de R$ 5 mil, que deve ser cobrada a cada item descumprido da sentença. A responsabilidade do pagamento também é estendida ao prefeito Raimundo Baquil.

Em março de 2022, o Município de Tutóia publicou edital para contratação de 126 servidores por meio de processo seletivo simplificado.

No mês seguinte, o MPMA tentou firmar Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Prefeitura para a realização de concurso público, mas a administração alegou que os cargos seriam de necessidade temporária.

PAULINO NEVES

Em Paulino Neves, foi aberto processo seletivo, em fevereiro de 2021, para contratar 254 professores a serem lotados na Secretaria Municipal de Educação.

O MPMA solicitou ao prefeito Raimundo de Oliveira Filho informações sobre resultado do seletivo, editais de homologação e convocação dos aprovados. Em seguida, tentou discutir a eventual assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Prefeitura de Paulino Neves para que fosse realizado concurso público.

A Promotoria de Justiça requereu declaração de nulidade do processo seletivo e a suspensão de qualquer nomeação com base no referido edital.

O Poder Judiciário determinou à Prefeitura de Paulino Neves que inicie, no prazo máximo de 20 dias úteis, as providências legais para a deflagração do concurso para 254 cargos de professor e de outras vagas na administração municipal. O certame deve ser concluído em até quatro meses.

A multa por descumprimento foi igualmente estabelecida em R$ 5 mil diários, por determinação não obedecida, estendendo a responsabilidade ao prefeito Raimundo de Oliveira Filho.

Redação: CCOM-MPMA


A Assembleia Legislativa do Maranhão concedeu, na manhã desta quarta-feira (29), em sessão solene realizada no Plenário Nagib Haickel, a Medalha do Mérito Legislativo “João do Vale” ao cantor e compositor Antônio Cleber Lima de Carvalho, conhecido por Tom Cleber. A honraria foi proposta pelo deputado Rodrigo Lago (PCdoB).

O ato solene foi presidido pelo deputado Arnaldo Melo (MDB) e contou com a presença dos deputados Neto Evangelista (União), Júnior Cascaria (Podemos), Leandro Bello (Podemos), Daniella (PSB), Davi Brandão (PSB) e Júlio Mendonça (PCdoB).

Também prestigiaram o evento, os pais de Tom Cleber, Antonio Alves de Carvalho e Terezinha Lima de Carvalho, familiares, admiradores e convidados.

Justa homenagem

Em sua saudação ao homenageado, Rodrigo Lago afirmou que Tom Cleber é um propagador da cultura maranhense. “É uma justa homenagem que o Poder Legislativo presta a esse grande nome da música popular maranhense. Ele eleva a cultura de nosso estado. Ele tem encantado muitos corações Brasil afora com o seu talento. E o Poder Legislativo Estadual o reverencia com esta comenda”, destacou.

Gratidão

Em seu pronunciamento, Tom Cleber disse que só tem gratidão por tudo que tem acontecido em sua vida. “Gratidão à Assembleia Legislativa por esse reconhecimento. Gratidão aos meus conterrâneos patoenses, todos meus familiares e amigos que me deram apoio para seguir essa luta. De forma especial, gratidão ao ex-deputado João Evangelista, pai do deputado Neto Evangelista, que me deu uma ajuda incrível quando estava iniciando minha carreira”, afirmou.

Trajetória

Tom Cleber é filho de São João dos Patos, sendo o segundo de uma família de seis irmãos. Há 30 anos, gravou seu primeiro disco como cantor e compositor, ainda em formato LP. Sua carreira artística atingiu o auge em 2003, com o CD ‘Tom Cleber, Voz e Violão’. Conquistou quatro discos de ouro, sendo nacionalmente reconhecido pelo seu trabalho como cantor e compositor. Hoje, é um nome de destaque da música popular brasileira e maranhense.

Em um evento que contou com a presença do Governador do Estado, Carlos Brandão, centenas de moradores, apoiadores e autoridades a prefeita Luciana Leocádio realizou a tão esperada reinauguração do Estádio Lanchão. A obra, que incluiu melhorias no vestiário, arquibancada e gramado, reforça o compromisso da gestão em promover e incentivar a prática esportiva na cidade.

Durante a cerimônia, o Governador enalteceu o desempenho e a determinação da prefeita Luciana Leocádio à frente da gestão municipal mesmo diante de desafios financeiros, Carlos Brandão destacou Buriti Bravo como exemplo de boa administração. Ele anunciou futuros investimentos para a cidade, incluindo uma Quadra Poliesportiva na Associação dos Amigos de João Leocádio, uma Escola em Tempo Integral na Unidade Zuleica Santos, e comprometeu-se com a reforma, ampliação e aparelhamento do Hospital Municipal Zuza Coelho.

Luciana Leocádio, emocionada, ressaltou que a entrega do Estádio é a concretização do compromisso assumido com os Buriti-Bravenses, destacando avanços em vários outros setores da gestão que beneficiam toda a cidade, como o sistemas de abastecimento de água, asfalto,calçamentos, escolas, saúde, praças, rodoviária n  no, até programas como a entrega de títulos de propriedade. A prefeita reafirmou seu compromisso diário em melhorar a qualidade de vida da população.

 


O vereador Lopes e o empresário Júnior Buriti cumprem mais um compromisso com a juventude da Varzinha, proporcionando um conjunto completo de equipamentos.

Esse compromisso foi firmado com o professor Ronaldo, um dos fundadores do time Grêmio da Varzinha. O empresário Júnior e o vereador Lopes têm demonstrado comprometimento, cumprindo todas as demandas assumidas com a comunidade.

Também estiveram presentes, o vereador Ricardo Xavier e o ex-vereador Tico Leite.

O professor Ronaldo expressou sua satisfação: “Hoje, realizamos a aspiração dos nossos jovens atletas, recebendo um conjunto diferenciado e completo, além de duas bolas adicionais. Agora, totalizamos 4 bolas no time, 2 para campo e 2 para quadra, ambas doadas pelo vereador Lopes e Júnior Buriti. Estamos felizes por esse apoio incondicional dado pelo nosso vereador e empresário Júnior Buriti”, disse ele.


Antônio, que estudou na França gastronomia, montou seu restaurante em um bairro tranquilo de Curitiba.

No começo não foi nada fácil. Uma coisa são os sonhos, outra é a batalha diária do trabalho.

As coisas começaram a mudar quando ele contratou o Pereira, como era chamado por todos. José Pereira começou como garçom e foi subindo de posto até que no segundo ano do restaurante ele já estava como gerente geral. Organizava todas as coisas, das compras à limpeza.

Pereira não tinha muito espírito para brincadeiras. Fazia as coisas e pronto. Apenas fazia. Parecia não ter um espírito ou sentimentos. Apenas cumpria as funções de manhã à noite. Com o tempo, Antônio, o dono do restaurante, foi deixando tudo na mão de Pereira. E o restaurante ia de bem para melhor.

Depois de um ano, Antônio já não aparecia mais no restaurante. Apenas checava a contabilidade, os gastos e as entradas. Como tinha conhecimento, sabia como estava indo bem. Durante duas décadas, isso mesmo, duas décadas, ele praticamente viajou pelo mundo, comprou imóveis  e estudou os filhos com o dinheiro vindo do restaurante. Gostava de ficar na beira da piscina de sua casa tomando uma cerveja e jogando conversa fora.  Praticamente não aparecia mais no restaurante. Exceto quando levava parentes e amigos para comer.

Quem tomava conta de tudo era o Pereira. Cuidava das compras e da qualidade dos produtos, fazia os cozinheiros relembrarem as receitas de tempos em tempos para manter a qualidade. Ao final da noite, fechava o estabelecimento e seguia para sua casa.

Nessas duas décadas, com o comando total do restaurante, Pereira garantia certas liberdades. Comprava dez produtos de limpeza e levava um para ele.  Parte das gorjetas dos garçons também embolsava, mas sempre redistribuía parte a todos os funcionários. Precisa desse apoio político. Na compra dos alimentos, sempre pegava um ou outro filão. Às vezes, se precisava de um dinheiro pegava direto do caixa do restaurante. Em praticamente tudo tinha uma porcentagem de corrupção, isso durante duas décadas. Pereira sempre dava um jeito de roubar um pouquinho. Para ele, não era corrupção, mas uma forma de compensar sua dedicação. Os produtos venciam e Pereira pedia para algum funcionário jogar fora, era uma senha para ele levar para casa e aproveitar o produto. Nenhum produto era servido com prazo de validade vencido.

O Antônio, tipo bonachão, até poderia perceber algo aqui ou lá, mas fingia que estava tudo bem. Afinal, todos os dias sua conta ficava mais gorda. Tudo depositado pelo Pereira. Mas Antônio ficou mal de saúde não pode acompanhar nem de longe o restaurante.

Foi aí que Serginho, o filho do Antônio, resolveu cuidar do patrimônio da família. Começou a trabalhar no caixa do restaurante e ajudar Pereira na administração. Logo percebeu o desfalque de uma coisa aqui outra lá. Não teve dúvidas, mandou Pereira embora. Sumariamente.  Os funcionários, que sabiam das levadas do Pereira, ficaram atônitos, mas depois gostaram. Acharam que Serginho fez a coisa certa. “Como pode ficar aqui roubando?”. Todo mundo ficou animado.

A notícia foi espalhada para os clientes que perguntavam sobre o gerente que ficou 20 anos no restaurante. “Foi mandado embora, corrupção”, diziam os funcionários. Todos os clientes, sem exceção, concordaram com a decisão de Serginho. Era unânime. Quem é a favor da corrupção? Só se for muito canalha, diziam.

Serginho também aumentou os preços dos pratos e o restaurante passou a dar mais dinheiro por alguns meses. Sucesso. Reduziu também a qualidade de alguns produtos porque estavam muito caros, aumentando ainda mais a lucratividade. As comidas vencidas passaram a ser aproveitadas. Não dava para ter esse prejuízo. A lucratividade do restaurante estourou. A família ficou impressionada com os avanços e a quantidade de dinheiro que saía do restaurante. E Serginho praticava a sua própria corrupção contra a corrupção do Pereira. Aliás, Pereira ficou conhecido como o grande corrupto, o ladrão, o bandido.

Mas o tempo é um inimigo da pressa e da astúcia. Após alguns meses, as mesas começaram a ficar vazias. Alguns clientes achavam caro, outros passaram mal e nunca mais voltaram e outros simplesmente diziam que a comida não era a mesma. Quando mais decrescia o movimento, mais Serginho exigia e reordenava a conta para aumentar a lucratividade. Em menos de um ano, o restaurante estava operando no vermelho.

Os funcionários tiveram as gorjetas cortadas, depois foram demitidos alguns e assim o restaurante foi entrando em decadência até fechar as portas. Sim, todos os funcionários foram demitidos. O prédio foi colocado à venda. E a família perdeu a galinha de ovos de outro.

Moral da história: a galinha só bota ao seu jeito.

Arnaldo Melo, Marcus Brandão e Chicão da Parabólica

 

Em meio à sua agenda na capital, Chicão da Parabólica, pré-candidato a prefeito de Passagem Franca, vivenciou momentos estratégicos que ressaltam sua busca por apoio e parcerias significativas. Um destaque foi sua reunião com o influente deputado estadual Arnaldo Melo, que não apenas reiterou seu apoio, mas também expressou o compromisso mútuo em trabalhar em conjunto para o bem de Passagem Franca.

Outro ponto relevante foi o encontro com o líder Marcus Brandão, irmão do governador Carlos Brandão, diretor da Assembleia. Nessa conversa, Chicão da Parabólica não apenas abordou questões importantes, mas também fortaleceu laços políticos, delineando possíveis colaborações que possam contribuir significativamente para o desenvolvimento da comunidade local. Esses encontros evidenciam a articulação cuidadosa de Chicão, buscando alianças sólidas em sua jornada política.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Arquivos do Reais
Publicidade