Reunião na Defensoria firma parceria para levar econúcleo a Pastos Bons


O defensor público e 2º auxiliar da Defensoria Geral, Gil Faria, recebeu na segunda-feira (26/02) na sede da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), em São Luís, o prefeito da cidade de Pastos Bons, Enoque Mota, para uma reunião que resultou no compromisso do município em executar o projeto de expansão da Defensoria com a implementação de um Econúcleo na cidade. O município fica localizada a 545 km de São Luís e tem uma população de mais de 18 mil habitantes, segundo o IBGE.

Os econúcleos são produzidos com peças pré-fabricadas e instaladas no local da obra em um sistema modular. Dos 41 núcleos ecológicos da Defensoria, 39 estão no interior do Estado, 1 na área Itaqui-Bacanga e 1 na Zona Rural, ambas em São Luís. “O nosso modelo de gestão é referência no Brasil e já começou a ser executado por outras instituições pelo país, motivo que nos enche de orgulho por conseguirmos fazer um serviço público de qualidade e com economia e sustentabilidade”, afirmou o defensor Gil Faria.

A parte que cabe ao município é o terreno cedido para a construção da unidade. O núcleo ecológico é mais moderno e econômico, garantindo mais conforto e segurança aos assistidos e aos colaboradores da Defensoria. Esse tipo de construção representa um custo cerca de 60% menor do que uma obra convencional, sem falar na agilidade para a entrega.

O econúcleo inaugurado mais recentemente foi entregue na cidade de Presidente Dutra e a cerimônia de inauguração foi conduzida pelo defensor público-geral, Gabriel Furtado, e contou com a presença de autoridades e representantes da sociedade civil organizada. “Toda vez em que inauguramos um econúcleo damos mais um passo em direção à modernização das nossas unidades e, dessa maneira, fortalecemos os nossos serviços para que os assistidos tenham cada vez mais seus direitos garantidos”, declarou Gabriel Furtado.

Vanessa Furtado (Atual Prefeita) e Júnior do Buriti (Pré-Candidato)

A cidade de Paraibano, no sertão maranhense, aguarda com expectativa a divulgação da primeira pesquisa eleitoral do ano de 2024, registrada no Tribunal Superior Eleitoral. A pesquisa promete revelar o cenário político atual na cidade, trazendo insights valiosos sobre as preferências e tendências dos eleitores paraibanenses.

Com data de divulgação prevista para o dia 3 de março, o levantamento ouviu uma amostra representativa da população local, oferecendo uma visão detalhada das intenções de voto e das expectativas para as próximas eleições municipais.

Em meio a essa atmosfera eleitoral, destaca-se a disputa pela prefeitura entre o empresário e pecuarista Júnior do Buriti e a atual prefeita, que busca sua reeleição. Com um cenário político tão dinâmico e acirrado, a corrida eleitoral promete ser marcada por intensos debates e propostas, refletindo os anseios e desafios enfrentados pela comunidade de Paraibano.


Atualmente o salário de um vereador no município de Paraibano é de R$ 4.521,03, para trabalhar uma vez por semana (segunda-feira à noite).

De janeiro a outubro de 2023, a Câmara Municipal de Paraibano gastou R$ 52.600,00 com pagamento de diárias para os parlamentares e servidores.

Sete vereadores juntos receberam R$ 22.500,00. Sete servidores da Câmara juntos receberam R$ 30.100.00. Os vereadores Lopes (PC do B), André (PTB), Neurivan (PC do B) e Ricardo Kaique (PC do B) não receberam diárias em 2023.

O presidente da Câmara, João Marcelo (PTB), foi o que mais recebeu diárias em 2023. Total: R$ 10.500,00.

“É maior luta para ele (João Marcelo) conceder uma diária. Até mesmo para viagem a trabalho. Ele birra com a cara dos vereadores e não dá de jeito nenhum”, disse um vereador.

O pagamento das diárias a vereadores e servidores da Câmara Municipal de Paraibano é feita com recursos públicos, exclusivamente para cobrir despesas em atividades realizadas fora do município de origem, como alimentação, transporte, hospedagem e outros.

Vereadores que receberam diárias:

1) João Marcelo (PTB): R$ 10.500,00
2) Valdênia (PC do B): R$ 2.000,00
3) Tânia Maria (PTB): R$ 2.000,00
4) Denisfran (PTB): R$ 1.500,00
5) Nilton (PTB): R$ 1.500,00
6) Adoal Quaresma (PC do B): R$ 1.000,00
7) Elizangela (PTB): R$ 1.000,00

Servidores que receberam diárias:

1) Onildo Gonçalves dos Reis Junior: R$ 8.400,00
2) Ronan Felipe Ribeiro Sá: R$ 5.400,00
3) Rayza Grazielle Teixeira Aires dos Santos: R$ 4.800,00
4) Ana Paula Morais de Sousa: R$ 4.200,00
5) Iolange dos Santos Sá: R$ 2.700,0
6) Luís Gustavo Silva Lima: R$ 2.400,00
7) Jacirene Araújo da Silva: R$ R$ 2.400,00

Tabela com as diárias da Câmara de Paraibano 2023

As informações dos valores das diárias foram obtidas no Portal da Transparência da Câmara Municipal de Paraibano.

Fonte/ Reprodução: hiltonfranco.com

Nos dias 23, 26, 27, 28 e 29 de fevereiro, a Carreta do Hospital de Amor está em Pastos Bons, oferecendo serviços de Mamografia para mulheres de 40 a 69 anos.

O veículo está localizado ao lado da Igreja Nossa Senhora de Aparecida, com atendimentos das 08h às 17h.

A Carreta de Amor desempenha um papel essencial, direcionando atendimento para diversos municípios e levando saúde para as mulheres do Maranhão. A ação está sendo organizada em Pastos Bons pelo vereador Jackson Coelho.

“Estamos gratos por trazer a Carreta do Hospital de Amor para Pastos Bons, oferecendo mamografias gratuitas às mulheres. O diagnóstico precoce do câncer de mama é essencial, e essa iniciativa é de grande benefício para nossa comunidade. Agradecemos ao Hospital de Amor pela parceria e reiteramos nosso compromisso com a saúde de todos os cidadãos de Pastos Bons.”, disse o vereador.

A Prefeitura de Buriti Bravo, sob a liderança da Prefeita Luciana Leocádio, demonstra mais uma vez seu compromisso em antecipar-se aos problemas e cuidar ativamente da população. Iniciou-se hoje a limpeza preventiva do Brejinho, uma ação crucial para evitar possíveis enchentes decorrentes das chuvas iminentes.

Lindomar, morador das margens do Brejinho, expressou sua gratidão pela atuação da prefeita Luciana Leocadio: “Sempre solicitamos intervenção do poder público,mas nunca éramos escutado, e agora nos últimos anos a prefeita Luciana sempre se preocupou em melhorar o escoamento da água. Hoje, vemos mais uma vez a máquina limpando o canal para melhorar a passagem da água e evitar alagamentos. Ela está de parabéns!”

O Chefe de Gabinete, Antonio Gili, reiterou que essa ação é parte integrante da administração planejada e proativa da prefeita Luciana. Desde o início do período chuvoso, a prefeitura tem redobrado esforços para garantir a segurança e o bem-estar dos cidadãos de Buriti Bravo.

Essas medidas refletem o compromisso constante da Prefeitura em cuidar da cidade e de seus habitantes, prevenindo transtornos e garantindo um ambiente mais seguro e saudável para todos.


Prefeita de Paraibano, Vanessa Furtado, insiste em cometer absurdo usando o patrimônio do município. Após ser confrontada pelo vereador Sargento Lopes, que saiu em defesa da comunidade da Rua Boa Vista e impediu que fosse concretizada de forma ilegal a doação de um terreno que faz parte da Praça Henrique Dias, não foi o bastante para barrar o ímpeto de acordos políticos da atual gestão.

Dessa vez, está sendo encaminhado para votação e possível aprovação na Câmara um projeto de lei do Executivo. Se aprovado, irá concretizar a vontade dos Furtados em fazer política com o bem público.

Esconderam no projeto que o terreno pertence a uma praça que inclusive já tem ordem de serviço assinada pela prefeita e pela empresa para ser reformada.

E a população de Paraibano, irá aceitar calada mais esse absurdo?!

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Arquivos do Reais
Publicidade