- Reais Notícias
- 13/06/2025
- Deixar Comentário

A Prefeitura de Buriti Bravo, por meio da Secretaria Municipal de Educação e com apoio do Deputado Estadual Arnaldo Melo, realizou nesta quarta-feira (12) a aula inaugural do Pré-UNI Buriti Bravo – o preparatório municipal para o ENEM. O cursinho gratuito é uma iniciativa inédita no município e representa um marco no acesso à educação de qualidade para os jovens buriti-bravenses.

Ao todo, 181 estudantes se inscreveram no processo seletivo, e 125 foram matriculados, com direito a material didático completo, fardamento e aulas com professores renomados vindos de São Luís e Teresina.

Durante a solenidade de abertura, a prefeita Luciana Leocádio destacou a importância da ação: “Nem todo mundo tem condição de mandar um filho pra capital pra estudar. Hoje, com esse cursinho, nossos jovens têm acesso ao mesmo nível de ensino dos melhores preparatórios do estado, aqui mesmo, em Buriti Bravo. Estamos abrindo portas e construindo oportunidades.”
Luciana também aproveitou para relembrar outro avanço importante da sua gestão na educação: a criação do programa Bolsa de Estudos Municipal, que garante apoio a alunos que precisam se deslocar da cidade para cursar ensino superior em outras regiões.

O Pré-UNI Buriti Bravo é mais que um cursinho. É um passo firme na democratização do ensino, no fortalecimento da juventude e no futuro promissor de Buriti Bravo.
- Reais Notícias
- 11/06/2025
- Deixar Comentário

O ato foi acompanhada por familiares e amigos da deputada, profissionais da saúde, vereadores e lideranças comunitárias e políticas de diversas regiões
Em cerimônia de posse conduzida pela presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), no Plenário Nagib Haickel, a médica e ex-secretária de Estado de Políticas para as Comunidades, Helena Maria Duailibe Ferreira (PP), tomou posse no cargo de deputada estadual na vaga de Hemetério Weba, que teve o mandato cassado por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tendo em vista a suspensão de seus direitos políticos.
A posse foi acompanhada por familiares e amigos da deputada, profissionais da saúde, vereadores e lideranças comunitárias e políticas de diversas regiões maranhenses.
Helena Duailibe disputou a reeleição de deputada estadual, nas eleições de 2022, obtendo uma votação de 32.823 votos, pelo Partido Popular (PP), ficando na segunda suplência. A primeira suplência ficou com o advogado Catulé Júnior, que, em janeiro deste ano, assumiu o mandato na vaga aberta pelo então deputado Rildo Amaral, que se elegeu prefeito de Imperatriz.
A Mesa Diretora da Assembleia, por intermédio da Resolução Administrativa 575, publicada no Diário da Assembleia 095, na edição de 6 de junho de 2025, declarou a perda do mandato de Hemetério Weba, nos termos do Art. 38, IV e § 3º da Constituição do Maranhão.

Pronunciamento
Em seu pronunciamento, a deputada Helena Duailibe disse que o momento exige diálogo, responsabilidade e ação, e que assume o mandato com humildade, coragem e fé.
“Sou antes de tudo servidora, servidora da saúde, da fé e da esperança. Serei uma voz firme em defesa da saúde pública de qualidade, que será uma das minhas principais bandeiras. Minha luta sempre foi pautada pelo compromisso com os que mais precisam: os invisíveis, esquecidos e vulneráveis. Hoje, renovamos esse compromisso. Chego a essa Casa Legislativa para somar, aprender e contribuir”, ressaltou.
Agradecimento
A deputada agradeceu o governador Carlos Brandão (PSB) por sua indicação para o cargo de secretária de Estado de Políticas para as Comunidades e disse se sentir honrada de integrar a maior bancada feminina da Assembleia Legislativa, agora constituída por 13 parlamentares.
“Expresso a minha mais profunda gratidão ao governador Carlos Brandão. Foi uma honra integrar a equipe de trabalho do governador Carlos Brandão, assim como passar a compor a maior bancada feminina do Parlamento Estadual, liderada pela deputada Iracema Vale, primeira mulher a presidir esta casa legislativa, que o Maranhão aprendeu a respeitar e admirar”, concluiu.
- Reais Notícias
- 09/06/2025
- Deixar Comentário

Durante pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal nesta segunda-feira, 9 de junho, a vereadora Verônica da Silva Cardoso (PP) reforçou seu compromisso com o bem-estar da população de Passagem Franca ao apresentar a Indicação nº 47/2025. O projeto propõe a criação da Brigada Municipal de Combate a Incêndios e Desastres Ambientais, com o objetivo de enfrentar as queimadas que têm afetado significativamente a vegetação local, além de causar sérios prejuízos à saúde da população e ao meio ambiente.
Segundo a parlamentar, a proposta visa garantir uma equipe permanente, capacitada para atuar de forma preventiva e emergencial em situações de risco ambiental. A brigada, caso seja implementada, deverá seguir as normas da ABNT e de organismos internacionais especializados em defesa civil. A vereadora destacou ainda a importância do empenho do Executivo Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, para destinar recursos financeiros à iniciativa, que representa um avanço na proteção ambiental e na qualidade de vida da comunidade.
- Reais Notícias
- 05/06/2025
- Deixar Comentário

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) declarou, na tarde desta quarta-feira (4), a vacância do mandato do deputado estadual Hemetério Weba, do PP. A medida ocorreu em cumprimento a decisão judicial que determinou a perda dos direitos políticos do parlamentar, em razão de condenação por improbidade administrativa.
A condenação foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no final de abril, encerrando o processo judicial contra Weba, que teve origem em irregularidades praticadas durante sua gestão como prefeito de Nova Olinda do Maranhão, quase duas décadas atrás.
A execução da decisão judicial acelerou o trâmite interno na Assembleia Legislativa, especialmente após a deputada Fabiana Vilar (PL), adversária política de Weba, protocolar requerimento solicitando a convocação imediata do primeiro suplente da coligação, a médica Helena Duailibe (PP).
A presidente da Alema, deputada Iracema Vale (PSB), convocou a reunião da Mesa Diretora, que decidiu pela declaração de vacância após manifestação favorável do corregedor da Casa, deputado Glalbert Cutrim (PDT). A decisão deverá ser publicada no Diário Oficial da Assembleia desta semana, concretizando o processo.
O processo disciplinar interno foi instaurado em 13 de maio, com a primeira tentativa de notificação de Hemetério Weba. Devido à licença médica do deputado, que se estendeu até 22 de maio, as tentativas de notificação presencial não obtiveram êxito inicialmente, sendo necessário notificá-lo por edital, conforme previsto no Regimento Interno da Alema.
Após a citação por edital, Weba teve cinco dias úteis, a partir de 29 de maio, para apresentar defesa. Durante esse período, o deputado chegou a retornar às atividades no plenário, mas preferiu não se pronunciar sobre o processo, alegando apenas que continuou atuante junto à sua base eleitoral.
Na etapa final, o corregedor Glalbert Cutrim emitiu parecer definitivo, destacando que a condenação por improbidade administrativa, com trânsito em julgado, resulta automaticamente na suspensão dos direitos políticos do deputado, conforme legislação vigente.
Diante da formalização da vacância, a Alema convocou a primeira suplente do PP, Helena Duailibe, para assumir o mandato como deputada estadual.
- Reais Notícias
- 05/06/2025
- Deixar Comentário

A parlamentar afirmou estar tranquila em relação ao caso, pontuando que a justiça será feita em respeito à autonomia da Assembleia Legislativa do Maranhão
A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), deputada Iracema Vale (PSB), manifestou-se na manhã desta quarta-feira (4), durante a sessão plenária, a respeito do pedido de destaque feito pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, que levou para o plenário presencial da Corte a decisão sobre a ação movida pelo Partido Solidariedade, que questiona o critério de idade como desempate na eleição da Casa.
Iracema Vale afirmou estar tranquila em relação ao caso, pontuando que a justiça será feita não apenas a favor dela, mas por toda a Assembleia Legislativa, uma vez que a autonomia e a independência dentro do Parlamento Estadual devem ser respeitadas.
“Estou absolutamente tranquila e talvez essa minha tranquilidade incomode muitos. Mas eu realmente estou em paz e tendo a certeza e a confiança de que a justiça vai ser feita não comigo, mas com a Assembleia Legislativa, com a sua autonomia, principalmente em fazer o seu Regimento Interno, que é absolutamente dentro da lei”, destacou a chefe do Legislativo maranhense.
Regimento Interno
Iracema Vale lembrou ainda que o critério da maior idade, que garantiu a sua vitória para a presidência da Casa para biênio 2025-2027, é uma regra presente no Regimento Interno da Assembleia há muitas décadas e nunca havia sido questionada por justamente estar amparada pelas normas legais.
“Sabemos que o resultado da eleição foi favorável a mim por um critério que está na Casa há anos. Não fui eu que criei, não criei nenhuma fake news dentro do processo. Estou absolutamente tranquila”, frisou.
O pronunciamento de Iracema Vale aconteceu durante o discurso da deputada Ana do Gás (PCdoB), que se solidarizou com a presidente da Alema. “Eu não posso deixar de registrar que este pedido interrompeu uma decisão praticamente consolidada, que a gente vem aguardando há meses, atrasando o reconhecimento institucional que confirma a legalidade do processo eleitoral conduzido com transparência e respeito por esta Casa”, disse Ana do Gás.
- Reais Notícias
- 31/05/2025
- Deixar Comentário

Uma pesquisa divulgada neste sábado (31) pelo Instituto INOP revelou que o prefeito de Pastos Bons, Enoque Mota (MDB), alcançou um expressivo índice de aprovação popular. De acordo com os dados, 92,04% da população da sede e povoados do município aprovam a gestão do atual chefe do Executivo, que está em seu 4º mandato à frente da Prefeitura.
A pesquisa aponta ainda que apenas 4,98% dos entrevistados declararam desaprovação ao governo municipal, enquanto 2,98% não souberam ou não opinaram. O levantamento mostra a confiança da população no trabalho desenvolvido pela administração municipal, destacando o reconhecimento pelos investimentos e avanços promovidos em diversas áreas.
Enoque Mota tem recebido apoio popular por conduzir um governo marcado, segundo os dados, por seriedade, compromisso e resultados concretos. O levantamento evidencia o fortalecimento político do prefeito e o respaldo às ações que vêm sendo implementadas no município.

Publicidade

Publicidade


