Prefeita Luciana Leocádio entrega nova instalação da UBS do Bairro Laranjeiras em Buriti Bravo

A saúde de Buriti Bravo segue avançando e recebendo investimentos importantes. Nesta semana, a prefeita Luciana Leocádio realizou a entrega da nova instalação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Laranjeiras, que agora passa a funcionar em um espaço mais moderno, adequado e confortável para atender a população da comunidade.


A saúde tem sido uma das principais prioridades da administração da prefeita Luciana, que vem realizando investimentos contínuos na recuperação de UBSs, na construção de novas unidades, como as UBS dos povoados Coluna e Juçara, além da ampliação de serviços e atendimentos especializados no município.


Buriti Bravo também se destaca pelos avanços na atenção especializada, com a oferta de atendimentos em áreas como cardiologia, ginecologia e cirurgia, além da realização de importantes ações como o Mutirão da Visão, que já garantiu exames oftalmológicos, cirurgias de catarata e a entrega gratuita de óculos para a população.

Durante a entrega, a prefeita Luciana destacou que a mudança da UBS do bairro Laranjeiras faz parte de um planejamento maior. Segundo ela, as ações integram um Pacote de Aceleração do Desenvolvimento de Buriti Bravo para 2026, que reúne investimentos estratégicos em diversas áreas.
A gestora também anunciou que o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) já está em fase de construção e deverá ser entregue à população nos próximos dias, ampliando ainda mais o acesso a serviços odontológicos especializados e fortalecendo a rede municipal de saúde.

Com planejamento, investimentos e trabalho contínuo, a gestão da prefeita Luciana Leocádio segue transformando a saúde de Buriti Bravo e garantindo mais qualidade de vida para a população.

A Prefeitura de Barão de Grajaú, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), anunciou a abertura do processo de matrícula para a Escola Militar do município. As inscrições têm início nesta segunda-feira, dia 13 de janeiro, e seguem até o dia 16, representando uma importante oportunidade para pais e responsáveis que desejam oferecer um ensino pautado na disciplina, organização e excelência educacional para crianças e jovens.

De acordo com a SEMED, a seleção dos estudantes será realizada por meio da análise do boletim escolar, levando em consideração o desempenho acadêmico dos candidatos. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 20 de janeiro. A gestão municipal orienta que os interessados acompanhem a publicação do edital completo no site oficial da prefeitura ou na bio das redes sociais institucionais, onde constam todas as regras e a documentação necessária para efetivação da matrícula.

O nome parece até irônico. Sebastião Costa, prefeito do município de Fortuna (MA), governa uma cidade de orçamento limitado enquanto constrói, segundo denúncias e investigações, um estilo de vida digno de milionário. Conhecido nos bastidores políticos como o “prefeito das 10 fazendas”, Sebastião virou personagem central de um dossiê que reúne investigações federais, denúncias do Ministério Público e um padrão crescente de ostentação incompatível com a realidade econômica do município que administra.

Enquanto o povo enfrenta dificuldades, o prefeito avança sobre mais patrimônio, amplia salários e exibe uma rotina marcada por viagens de luxo, restaurantes caros, cruzeiros marítimos, imóveis de alto padrão e até a compra de um avião particular. Tudo isso enquanto seu nome aparece ligado a processos por corrupção, fraude em licitação e lavagem de dinheiro.

Investigado pela Polícia Federal e réu em ação por corrupção

De acordo com o Ministério Público Federal, Sebastião Costa e sua esposa, Roberta Regina, figuram como réus no processo nº 1003815-71.2020.4.01.3702, que tramita na Justiça Federal. A ação imputa ao casal crimes como:

●Corrupção passiva

●Associação criminosa

●Lavagem de dinheiro

●Fraude em licitação

As acusações remontam ao período em que Sebastião atuava como secretário de Educação de Buriti Bravo, quando teria, segundo o MPF, recebido propina no âmbito de contratos de inexigibilidade de licitação para compra de livros da empresa RC Educacional.

Os contratos ultrapassaram R$ 500 mil, e a denúncia aponta que 30% desse valor teria retornado ao então secretário.

O processo segue em tramitação e, caso haja condenação, as penas podem incluir reclusão em regime fechado.Denúncia do MPMA aponta esquema de desvio em eventos públicos

Outro foco de investigação envolve a própria gestão de Sebastião Costa em Fortuna.

Segundo denúncia do Ministério Público do Maranhão, contratos firmados para a realização de eventos levantaram fortes suspeitas.

Em julho de 2023, foram homologadas:

● Uma ata de R$ 1.499.950,00 para locação de palco, som, iluminação e estruturas;

● Outra de R$ 24.650,00 exclusivamente para banheiros químicos.

O MP aponta possível favorecimento indevido, com participação direta do prefeito, de sua esposa — que ocupa o cargo de secretária municipal de Administração e Finanças — e do pregoeiro do município, em contratos considerados desproporcionais e lesivos ao erário.

Fraude em licitação sob investigação

Sebastião Costa também é alvo de Inquérito Civil que apura irregularidades na Tomada de Preços nº 006/2021, contrato estimado em R$ 1.421.662,65, vencido pela empresa KAL Construções e Projetos EIRELI-EPP.

Entre os problemas apontados pelo setor técnico do MP:

● Edital sem assinatura oficial;

● Cláusulas restritivas à concorrência;

● Violação aos princípios da isonomia e moralidade administrativa.

O caso reforça a suspeita de direcionamento de licitações como método recorrente.

Ostentação sem freio: a fortuna que chama atenção Enquanto responde a investigações, Sebastião Costa não economiza na ostentação.

Relatos e registros públicos apontam:

Viagens frequentes ao Rio de Janeiro e a destinos turísticos de alto padrão;

Cruzeiros marítimos internacionais;

Restaurantes de luxo e consumo elevado;

Procedimentos estéticos caros;

Compra recorrente de ouro;

Aquisição de casas de luxo em São Luís;

Compra de diversas fazendas em Fortuna, Buriti Bravo e Colinas;

E, mais recentemente, a compra de um avião avaliado em mais de R$ 2 milhões.

Mesmo diante desse cenário, o prefeito ainda propôs aumento do próprio salário, o que

acendeu ainda mais o alerta sobre a origem dos recursos que sustentam esse padrão de vida.

Fortuna para quem?

Chamado nos bastidores de “prefeito das 10 fazendas”, Sebastião Costa virou símbolo de um paradoxo político: uma cidade pobre administrada por um gestor cada vez mais rico. As investigações seguem em andamento, mas a pergunta ecoa entre os moradores e nos corredores do poder:

De onde vem tanta fortuna?

 

Na manhã desta quinta-feira (08), o Centro de Especialidade Médica (CEM) de Buriti Bravo foi palco de mais uma importante ação voltada ao cuidado com as pessoas. Mais de 150 óculos de grau foram entregues gratuitamente à população, por meio do Programa Cuidar dos Olhos, fortalecendo o compromisso da gestão municipal com a saúde e o bem-estar dos buriti-bravenses.

O programa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde e as secretarias municipais, e envolve todo um processo de triagem oftalmológica, consultas especializadas, escolha das lentes e armações. Além da entrega dos óculos, os pacientes que apresentaram necessidade de procedimentos cirúrgicos, como catarata e pterígio, já foram devidamente encaminhados para a realização das cirurgias.

A prefeita Luciana Leocádio acompanhou a entrega e destacou a importância de iniciar o ano cuidando das pessoas. “Começar o ano de 2026 assim, cuidando da visão e da qualidade de vida da nossa população, é muito gratificante. Hoje estamos entregando mais de 150 óculos e, ao mesmo tempo, entregando o novo espaço da UBS de Laranjeiras. Temos avançado muito na saúde e neste ano vamos fazer ainda mais”, afirmou a gestora.

A ação reforça os investimentos contínuos da Prefeitura de Buriti Bravo na área da saúde, ampliando o acesso a serviços especializados e garantindo mais dignidade à população, especialmente àqueles que mais precisam.

 

O ano de 2026 mal começou e a gestão da prefeita Luciana Leocádio já voltou com força total aos trabalhos em Buriti Bravo. Em programa de rádio, a prefeita apresentou um balanço das primeiras ações do ano e anunciou entregas importantes que já acontecem nos primeiros dias de janeiro, reforçando o compromisso de manter o município em ritmo acelerado de desenvolvimento.

Com o tema “2026 chegou e com ele o nosso retorno aos trabalhos!”, Luciana destacou que a equipe iniciou a semana com reunião de planejamento e alinhamento das prioridades. “Já apertamos os passos e estamos com o pé no acelerador”, afirmou.

Entre as primeiras entregas do ano, a prefeita anunciou a entrega de mais de 150 óculos para as pessoas atendidas pelo Mutirão da Visão, ação que reforça o cuidado com a saúde da população.
Outra importante entrega anunciada é a de 10 casas na zona rural, que será realizada nesta sexta-feira(a), a partir das 9h da manhã, no povoado Itaúna, quando as chaves serão entregues às famílias beneficiadas, garantindo mais dignidade e qualidade de vida.

Na área da saúde, a prefeita destacou que já estão em andamento os alinhamentos para a mudança e funcionamento do Posto de Saúde do bairro Laranjeiras em um novo local, além do início do processo para que, ainda em 2026, Buriti Bravo inaugure o CEO – Centro de Especialidades Odontológicas, um compromisso assumido em campanha.

Na educação, a prefeita reforçou que as matrículas da rede municipal iniciam no dia 12 de janeiro, próxima segunda-feira. Ela orientou que pais e responsáveis procurem a escola mais próxima para garantir a vaga dos alunos e facilitar a organização do fardamento e do kit escolar.

Encerrando o programa, Luciana destacou que já está em diálogo com a Secretaria de Cultura para a organização do Carnaval da Gente 2026, que terá como foco o resgate dos blocos de rua, além da tradicional matinê infantil. Nos próximos dias, a gestão deve divulgar detalhes sobre o edital e a premiação dos blocos.

O prefeito de Nova Iorque, Daniel Castro, reafirma seu compromisso com os servidores da educação ao autorizar o pagamento de abono salarial para os profissionais da área. Os professores com carga de 40 horas receberão o valor de R$ 3.738,32, enquanto os profissionais da área administrativa, como os professores e auxiliares de serviços gerais, receberão R$ 1.869,16. A medida reflete o esforço da administração em valorizar e reconhecer o trabalho essencial dos educadores no município.

Essa ação também destaca o compromisso do prefeito com a transparência e respeito aos servidores públicos, que agora têm seus salários pagos antecipadamente. Com o pagamento de 60 meses de salários antecipados, a Prefeitura de Nova Iorque demonstra sua valorização constante pelos profissionais que contribuem diariamente para o desenvolvimento da educação e o bem-estar da comunidade.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Arquivos do Reais
Publicidade